sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Elaboração de projetos

O curso "Elaboração de Projetos (40 h)" visa capacitar professores e gestores escolares para que possam desenvolver projetos a serem utilizados na sala de aula junto aos alunos, integrando as tecnologias de educação existentes na escola. Com duração de três meses, o curso é oferecido na modalidade semi-presencial (12 h - presencial; 28 - à distância). Esta fundamentado em três eixos (projetos, currículo e tecnologias) que são desenvolvidos com atividades práticas e teóricas.

Eixo III - Tecnologias

Clique na imagem abaixo e acesse o material desse eixo.



Eixo III - Tecnologias


Eixo III – Tecnologias

Atividade 3.1 – Socialização do PITEC (grupo/material do aluno)
A partir da prática vivenciada com a integração do projeto e currículo por meio de tecnologias, façam uma apresentação a fim de socializar o PITEC. Considerando os aspectos envolvidos no processo de socialização do projeto desenvolvido no contexto da escola, no momento presencial do curso cada participante participará da discussão e poderá explorar as apresentações dos colegas.
Assim, no período que antecede o encontro presencial (12/11) o grupo deverá se reunir, explorar as considerações da atividade 2.4 (comentários do tutor), discutir as mudanças propostas, confeccionar a apresentação e postar a atividade na biblioteca-material do aluno.
Essa apresentação deverá constar dos aspectos significativos que ocorreram durante o processo de realização do PITEC, considerando os conhecimentos mobilizados, as estratégias utilizadas, as atitudes e valores envolvidos e os resultados que essa experiência trouxe para o seu aprendizado. Sigam as orientações e roteiro abaixo:
Orientações
À distância:
1. Explorem os comentários da tutora deixados na atividade 2.4 (Análise do projeto na ação). Para isso, acessem a biblioteca – material do aluno e escolham a opção gerência de arquivo; no lado do título aparecerá uma folha de caderno, cliquem e leiam as sugestões. Elas deverão ser consideradas na confecção da apresentação. No caso de cursistas de um mesmo grupo que estão em turmas diferentes, devem ser consideradas as duas devolutivas.
2. Organizar as apresentações, usando os recursos da tecnologia (painel no Word ou slides no Power Point).
3. Salvar a atividade com o nome do arquivo: ativ-3_1_Socializa_PITEC_seunome;
4. Postar o arquivo desta atividade na Biblioteca em Material do Aluno, tema “
Socialização do PITEC”, subtema “Atividade 3.1”. Cada componente do grupo deve fazer a postagem com sua senha.
Presencial:
5. Participar da constituição do debate na turma para analisar as implicações que o PITEC pode oferecer para o processo de aprendizagem dos alunos e para o desenvolvimento do currículo integrado com as tecnologias.
6. Explorar as apresentações dos colegas e participar do Fórum 3.2.

Roteiro
O painel ou slides devem conter:
  • Identificação do projeto;
  • Tema;
  • Conhecimentos mobilizados;
  • Estratégias utilizadas;
  • Atitudes e valores envolvidos;
  • Resultados da experiência para seu aprendizado.
Atenção: O grupo pode optar por painel (no Word/Writer) com uma página ou apresentação (no Power Point/Impress) com no máximo três slides.

Atividade 3.2 – Refletindo no coletivo (individual/fórum)
Para dar continuidade ao processo reflexivo desenvolvido no coletivo da turma, vamos compartilhar o entendimento que cada um tem sobre o papel das tecnologias no desenvolvimento de um projeto integrado ao currículo.
Orientações:
1. Considerar as apresentações dos PITEC e os aspectos discutidos no encontro presencial;
2. Compartilhar com os colegas sua reflexão e indagações sobre o tema proposto no
Fórum “Papel das tecnologias integradas ao currículo”;
3. Ler as contribuições dos colegas e argumentar com base nos estudos e nas leituras feitas durante o curso.
Atenção: A atividade só será considerada válida se você comentar, pelo menos, a postagem de um colega.

Atividade 3.3 – Mapa conceitual do PITEC (grupo/material do aluno)
Durante a socialização do PITEC que ocorreu na atividade 3.1, no encontro presencial, vocês vivenciaram um processo de reflexão-sobre-ação e, provavelmente, identificaram aspectos que podem ser reformulados.
O Projeto que foi esboçado no eixo 1, colocado em ação durante o eixo 2 e socializado no eixo 3, deverá ser reformulado; a partir dessa nova versão, a atividade é de elaboração de um Mapa conceitual do PITEC.
Orientações:
1. Elaborar um Mapa Conceitual do PITEC, usando o recurso tecnológico que preferir (CMap, Editor de apresentação, editor de textos) e salvar com o nome de arquivo: ativ 3_3 Mapa_PITEC_seu nome e postar na Biblioteca em Material do Aluno, tema “Mapa PITEC”, subtema “Atividade 3.2”.
OBS. Link do software CMap Tools http://cmaptools.softonic.com.br/download#pathbar é só baixar e Link do tutorial de como utilizar o software acima http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm.

Atividade 3.4 Reflexão sobre a aprendizagem (individual/diário de bordo)
A partir das leituras, debates, indagações, produções elaboradas, cada participante pode revisitar suas experiências e aprendizagens acerca da temática estudada ao longo do curso. Este é um momento pessoal de registro do seu processo de introspecção.

O que aprendemos sobre Mapas Conceituais?
O que aprendemos sobre o papel das tecnologias no desenvolvimento do PITEC?
E a integração das tecnologias ao currículo na perspectiva do trabalho por projeto?




Orientações:
1. Acessar o item Diário de Bordo;
2. Selecionar a opção nova anotação;
3. Escrever sua reflexão no espaço próprio do Diário de Bordo.