quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Roteiro de Atividades - Eixo II (Currículo).

Eixo II - Currículo

Atividade 2.1 – Painel da proposta do projeto. (grupo/presencial/biblioteca)

Nesse momento de encontro presencial, compartilhe com os colegas da turma a proposta do projeto elaborada na atividade 1.5 (B). Esse projeto deverá ser desenvolvido – colocado em ação – durante a realização do Eixo 2 do curso. Isto significa que nesse eixo estaremos estudando as questões relacionadas ao currículo e tecnologias e, ao mesmo tempo, desenvolvendo uma ação contextualizada que se refere à concretização das ações do projeto proposto.

Orientações

1. Organizem (grupo) uma apresentação usando um editor de apresentação.

2. Salvem a atividade com o nome do arquivo: ativ-2_1Apres_Projeto_seunome;

3. Postem (individualmente) o arquivo desta atividade na Biblioteca em Material do Aluno, tema “Apresentação do Projeto”.

4. Participem da apresentação e constituição de um Painel que sintetize as principais características das propostas, de modo que todos possam ter uma visão panorâmica dos projetos elaborados pelos cursistas;

5. Anotem dúvidas e sugestões para o debate e os aspectos vislumbrados nas propostas apresentadas, que sejam apropriados para serem incorporados em seus projetos.

6. Participem da “roda reflexiva coletiva” discutindo os aspectos levantados na turma.


Atividade 2.2 – Compartilhamento do projeto em ação. (individual/fórum)

Esse espaço de diálogo destina-se ao compartilhamento do processo que cada cursista experiência no desenvolvimento do Projeto de sala de aula. É importante que relatem as dificuldades encontradas, as estratégias utilizadas e as conquistas, bem como as potencialidades evidenciadas. Siga as orientações.

Orientações

1. Descrever sucintamente as questões acima que deseja compartilhar com seus colegas no Fórum “Projeto em ação”;


2. Identificar o nome do Projeto, por exemplo, Projeto “nome” e Escola, para que os colegas possam identificá-lo.

3. Leia as descrições e comentários dos colegas, fazendo suas observações no sentido de contribuir para a análise da turma sobre as experiências particulares de realizar o Projeto em sala de aula.

Atenção: a atividade só será considerada válida se você comentar pelo menos a postagem de um colega.


Atividade 2.3 – Currículo e suas características. (individual/fórum)

Considerando a temática abordada nesse eixo, vamos compartilhar com a turma o entendimento de cada um sobre a seguinte pergunta:

Como se caracteriza o currículo que se desenvolve com o uso de computadores e internet nas atividades de sala de aula?

Orientações

1. Reflita sobre a questão colocada;

2. Escreva suas considerações e compartilhar com os colegas no Fórum “Currículo e suas características”;

3. Leia as contribuições dos colegas colocando suas argumentações sobre a temática.
Atenção: a atividade só será considerada válida se você comentar pelo menos a postagem de um colega.


Atividade 2.4 – Análise do projeto na ação. (grupo/biblioteca)

Agora que analisamos a concepção de currículo como um processo de construção social, resultante de escolhas que consideram “o que” deve ser aprendido, o “como” ensinar para favorecer a aprendizagem, e principalmente “por que” ensinar certos conhecimentos e não outros é importante analisar o projeto PITEC em desenvolvimento no contexto da prática pedagógica, em busca de identificar as construções curriculares.

Para tanto, recomendamos retomar a proposta do PITEC elaborada no Eixo 1 deste curso e interrogar o andamento do projeto em relação aos seguintes aspectos: tema, disciplinas envolvidas, objetivos, ações realizadas, atitudes e valores vivenciados, resultados alcançados.

Orientações

1. Analisem e registrem em texto os aspectos indicados conforme roteiro de análise do projeto na ação;

2. Salve a atividade com o nome do arquivo: ativ-2_4Analise_Projeto_seunome;

3. Poste o arquivo desta atividade na Biblioteca em Material do Aluno, tema “Análise do Projeto”.


Atividade 2.5 – Podcast com Léa Fagundes. (individual/fórum)

A professora Léa Fagundes desafia a reflexão colocando a seguinte questão:

Você, educador, está pronto para a cultura digital?

Ouça as palavras da professora Léa, que levanta esta questão e enfatiza a prioridade desta postura em relação à integração das tecnologias ao currículo.


Orientações


1. Acesse o conteúdo do módulo ou o endereço:
http://webcurriculo.wordpress.com/2008/08/09/podcast-com-lea-fagundes ;

2. Ouça o comentário da professora Léa e reflita sobre a questão colocada;

3. Escreva suas considerações e compartilhe com os colegas no Fórum “Cultura Digital e Currículo”;

4. Leia as contribuições dos colegas colocando suas argumentações sobre a temática.

Atenção: a atividade só será considerada válida se você comentar pelo menos a postagem de um colega.


Atividade 2.6 – Reflexão sobre a aprendizagem. (individual/diário de bordo)

O que aprendemos sobre currículo por projetos com o uso de tecnologias neste eixo?


A partir das leituras, debates, indagações, produções elaboradas, revisite suas experiências e aprendizagens acerca da temática desse Eixo de estudo. Este é um momento pessoal de registro do seu processo de introspecção.

Orientações
1. Acesse o item Diário de Bordo;

2. Selecione seu nome na listagem;

3. Escreva sua reflexão no espaço próprio do Diário de Bordo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário